NÃO TOLERAREMOS MENTIRAS = ING INC! STANDS DE NEGOCIAÇÃO COLECTIVA MAS AVARIA

19 1月 by gungoroso

NÃO TOLERAREMOS MENTIRAS = ING INC! STANDS DE NEGOCIAÇÃO COLECTIVA MAS AVARIA

 Em 18 de janeiro de 2023, a primeira rodada de negociação coletiva com a agência de trabalho temporário ING (Diretor Representante Takaaki Nishida, 914-19 Toaku-cho, Cidade de Ota) foi realizada na Prefeitura Municipal de Ota Hama-cho Workers’ Hall. O sindicato foi representado pelos peruanos A e B demitidos, intérprete C, presidente Shimizu, vice-presidente Sunaga, D e E. A empresa foi representada pelo diretor administrativo Kichiji Seki e por um advogado trabalhista da empresa. O responsável pelo assunto, Sr. Suayasu Felipe, não estava presente.

 O Sr. A e o Sr. B assinaram contratos de trabalho com a ING e estão trabalhando na Fábrica Automotiva F em Ota City há oito meses para o Sr. A e um ano e três meses para o Sr. B. O Sr. A e o Sr. B estão trabalhando na Fábrica Automotiva F em Ota City há oito meses e um ano e três meses, respectivamente. Seu último contrato foi de 1 de novembro a 31 de dezembro de 2022, mas em 7 de novembro, no meio do período do contrato, o responsável do Ing, Suayasu Felipe, de repente os informou por telefone que não era mais necessário que viessem. A razão dada foi que a Sra. A tinha tido uma briga com um estrangeiro de outra agência em 2 de novembro (a Sra. B estava lá e a advertiu para não fazer alarde).

 Não convencidos, os senhores A e B consultaram o Sindicato Conjunto dos Trabalhadores de Gunma e decidiram apresentar reivindicações e lutar. Suas exigências eram que fossem pagos salários pelo período do contrato de trabalho como se tivessem trabalhado, e que pagassem 500.000 ienes em compensação por demiti-los por falsas razões. O Sindicato Conjunto dos Trabalhadores da Gunma é um sindicato filiado individualmente. Segundo a lei sindical japonesa, os sindicatos individuais têm o direito de se organizarem, e a recusa de negociar coletivamente é ilegal.

 No início, o Diretor Executivo Kichiji Seki respondeu que nenhuma exigência seria paga. Sua atitude tem sido uma piada desde o início.

 As investigações do sindicato mostraram que a Empresa F fez dois cortes de pessoal na ING devido a ajustes de produção e que, em resposta, Suayasu Felipe informou ao Sr. A e ao Sr. B que eles não precisavam mais vir. No entanto, Suayasu Felipe nunca mencionou qualquer ajuste de produção ao Sr. A e ao Sr. B. Ele deu uma falsa explicação de que o despacho da Empresa F foi encerrado porque eles haviam brigado. Além disso, eles deram a mesma resposta ao chamado do sindicato e até inventaram a história de que a outra parte havia sido ferida. Aproveitando o fato de que o sindicato não forneceu nenhuma prova disso, o Diretor Executivo Kichiji Seki declarou categoricamente que não havia tal fato. Ele disse que havia entrevistado Suayasu Felipe e que nunca havia dito tal coisa. Se for esse o caso, eles devem levar Suayasu Felipe à negociação coletiva. Desde o início, tudo o que eles parecem ter em mente é fugir.

 O sindicato reproduziu a gravação da chamada telefônica para Suayasu Felipe. Os fatos não podem mais ser negados, mas a resposta do Ing é que ele não pagará nenhuma taxa ou acordo, vá em frente e processe. 

 Quando o sindicato chamado Suayasu Felipe e também investigou a Empresa F, Ing se mudou rapidamente. No dia seguinte, o Diretor Executivo Kichiji Seki informou ao sindicato que iria pagar a notificação de demissão.

 Em primeiro lugar, a ING diz que não demitiu o Sr. A e o Sr. B. No formulário de liberação, diz que eles foram recomendados a se demitir. Quando perguntado por que ele pagou o subsídio de rescisão, o Diretor Geral Kichiji Seki respondeu: “Eu só o paguei por razões morais. Acho que não temos que pagar”, ele responde sem rodeios.

 É claro que a ING tentou evitar ser perseguida pagando o “subsídio de rescisão” com pressa após receber a carta de exigência do sindicato. Ing já recebeu compensação da Empresa F como compensação pela quebra de contrato, mas é claro que não tinha intenção de pagar a “compensação por rescisão” porque mentiu ao Sr. A e Sr. B sobre o ajuste de produção e escondeu a história deles, dizendo que a culpa foi sua por brigar com eles e que eles haviam desistido por conta própria. Suan Felipe diz: “Não tente ganhar dinheiro sem trabalhar”. Mas se o sindicato descobrisse que a Ing tinha embolsado o dinheiro da compensação, não seria apenas uma questão de tempo. Assim, como medida desesperada, eles lhe deram uma “permissão de rescisão” mesmo que ele não tivesse sequer sido demitido.

 Mas espere. O prazo de aviso prévio é de 30 dias, mas há 40-50 dias de não cumprimento do contrato, incluindo feriados remunerados. Isso não faz sentido.

 Novamente, tentei argumentar com a empresa de merda, até mesmo gritando um com o outro, mas Ing, que não queria me dar um centavo de seu próprio dinheiro, não cedeu, dizendo que poderia compensar a agência inadimplente (foi a empresa F que lho deu), mas que incluiria o subsídio de rescisão. Não brinca.

 O Sr. B pediu para ser ouvido, disse ele através do intérprete do Sr. C.

Trabalhei para a Atos durante um ano e meio. Eu estava fazendo um trabalho chamado inspeção. Tenho trabalhado diligentemente durante toda a minha vida. Não estou satisfeito por ter sido dispensado desta forma. Trabalhei muito para esta empresa e não estou satisfeito com este tipo de demissão. Fiz um esforço para estar disponível sempre que precisasse trabalhar horas extras. Não estou nada satisfeito em ser demitido desta forma. Sinto que a empresa não me respeita em nada, é assim que eu me sinto. Estou aqui porque quero que isto não me aconteça porque sou estrangeiro”.

 Há muitas demissões injustas e injustas como as do Sr. A e do Sr. B. Devemos mudar nossa sociedade e locais de trabalho onde empresas como a Ing. possam ficar impunemente.

 O filme Família, estrelado por Koji Yakusho, sobre brasileiros de ascendência japonesa, está sendo exibido ao mesmo tempo, e a realidade dos nipo-brasileiros que sofrem discriminação e pobreza por terem sido enganados pelo sonho japonês de que, se trabalharem três anos, poderão construir uma casa, não melhorou.

 A luta contra a ING continua a mudar esta realidade. Nunca devemos permitir que isso aconteça. Estrangeiros, juntem-se ao Sindicato Conjunto Gunma e lutem conosco!

Serviço de consulta nas regiões de Kanto e Koshinetsu Sindicato Conjunto Gunma

090-9016-0272

gungoroso@ybb.ne.jp

Tóquio, Kanagawa, Chiba, Saitama, Gunma, Tochigi, Ibaraki, Nagano, Yamanashi, Shizuoka, Aichi, Niigata, Fukushima, Miyagi…

コメントを残す

メールアドレスが公開されることはありません。 が付いている欄は必須項目です

このサイトはスパムを低減するために Akismet を使っています。コメントデータの処理方法の詳細はこちらをご覧ください